bolsonaro

Jair Bolsonaro procura juiz para se tornar ministro da Justiça do Brasil

O presidente eleito de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que quer que o mais conhecido juiz anticorrupção do país seja ministro da Justiça ou que atue na Suprema Corte.

Sergio Moro tem sido a força motriz por trás de uma investigação anticorrupção conhecida como Operação Lava Jato.

Em sua primeira entrevista na TV desde que foi eleito, Bolsonaro também destacou sua promessa de campanha para afrouxar as leis de armas.

O ex-capitão do exército conquistou uma grande vitória eleitoral no domingo.

No entanto, seu elogio à ex-ditadura do Brasil e seus comentários sobre raça, mulheres e homossexualidade despertaram preocupação.

A abordagem populista de Bolsonaro levou alguns meios de comunicação a apelidá-lo de “Trump of the Tropics”.

O que o senhor deputado Bolsonaro disse?
O ex-pára-quedista de 63 anos escolheu dar sua primeira entrevista pós-eleição para a Record TV, uma rede de propriedade de um dos maiores líderes evangélicos do Brasil.

O Sr. Bolsonaro contou com o apoio de grupos evangélicos no período que antecedeu a eleição.

Ele disse que pretendia falar com o juiz Sergio Moro “em breve” e convidá-lo para o Ministério da Justiça ou para a Suprema Corte.

Ele disse que Moro seria uma pessoa “de extrema importância em um governo como o nosso”.

Bolsonaro também disse que tentaria afrouxar as leis brasileiras sobre armas este ano, antes mesmo de assumir o poder, insistindo que uma maior posse de armas ajudaria a reduzir o crime.

O relaxamento das leis de armas era uma de suas políticas principais e ele sugeriu que “todo cidadão honesto” deveria ser capaz de possuir uma arma.

Críticos alertam que tal medida só agravaria o crime violento no Brasil.

Em entrevistas na segunda-feira, Bolsonaro também disse:

Ele retiraria a publicidade do governo dos meios de comunicação que julgava estar “mentindo”
Ele pretendia abrir terras protegidas para projetos rodoviários e de infra-estrutura
O déficit orçamentário seria reduzido e firmas estatais seriam privatizadas
Quem é Sergio Moro?
O juiz federal está encarregado de uma grande investigação sobre alegações de que executivos da estatal Petrobras aceitaram subornos em troca da concessão de contratos para construtoras.

A Operação Car Wash descobriu uma enorme rede de corrupção envolvendo políticos de alto nível de um amplo espectro de partidos.

sergio-moro

sergio moro

No entanto, o juiz também foi criticado por muitos, especialmente os do Partido dos Trabalhadores, de esquerda, após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por acusações de corrupção. Eles dizem que o ex-presidente foi vítima de uma caça às bruxas política.

O que é provável que o senhor Bolsonaro faça no cargo?
Bolsonaro é uma figura profundamente polarizadora cujos comentários controversos fizeram com que simpatizantes e opositores saíssem às ruas.

Em um incidente infame em 2015, ele disse a uma parlamentar que ela era muito feia para ser estuprada.

Bolsonaro lidera o Partido Social Liberal (PSL), um grupo anti-establishment que combina conservadorismo social e políticas pró-mercado.

No passado, ele defendeu o assassinato de opositores ao antigo regime militar do país e disse que ele é “a favor da ditadura”.

No entanto, como o resultado da eleição ficou claro na noite de domingo, ele disse aos defensores que ele seria um “defensor da democracia” e defenderia a Constituição.

Ele também prometeu reduzir a intervenção do Estado na economia e indicou que o Brasil poderia sair do Acordo de Paris de 2015 sobre mudança climática.

Ele assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2019.

Ainda não está claro se Bolsonaro poderá ver todas as suas políticas no Congresso.

O partido PSL conseguiu um avanço na eleição legislativa deste mês, aumentando sua representação de um para 52 assentos na câmara baixa. Mas o Partido dos Trabalhadores, liderado por Fernando Haddad, rival de Bolsonaro, continua sendo o maior partido com 56 assentos.

Haverá também um recorde de 30 partidos representados no próximo Congresso. Isso sugere que encontrar apoio para a legislação pode ser difícil para o novo presidente.

Fonte: BBC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *